E o alimento foi outro

É época de pandemia. As pessoas passam com medo e muito rapidamente na rua. Se eu já não era visto, agora menos. 

Eu estava sentado, no lugar de sempre. Faminto. Sedento. Nos sentidos literal e metafórico.

Acho que as escolas não estão funcionando, mas aparece uma menina, de mochila. Não sei quantos anos ela tinha. Só conseguia ver seus olhos, e não sua boca. Não sei se ela sorria. Mas pelos seus olhos, sim.

- Você quer água?

E, como estava sedento, ela abriu a mochila e me entregou uma garrafa, que trouxe da sua casa, para mim. 

E pedi a ela um favor.

- Pode dizer - ela disse.

- Eu estou muito faminto. Você pode comprar uma comida pra mim? Tem um homem, ali, na outra esquina, que vende comida em um carro. 

- Tá. Eu vou ali e volto.

Ela demorou mais tempo do que o previsto, e eu já tinha certeza de que ela havia dito "sim", mas na verdade, tinha ido embora. Como estou habituado, a (não) receber. A ouvir "sim", e ver as pessoas fugirem, correrem, terem medo. 

Mas ela voltou! Ela voltou com um embrulho, no meio das mãos. 

- Olha, desculpa. Não achei a comida que você falou. O carro e o homem não estavam lá. Mas comprei dois salgados na padaria para você, toma. E olha, antes de eu ir embora, abre pra ver se você gosta. Se você não gostar, eu troco lá. 

A mim, que sempre foi dado "toma aí e não reclama", uma menina me entrega uma comida e diz que se eu não gostar ela pode trocar por algo que eu goste.

- É claro que eu vou gostar.

- Não. Vê primeiro. Abre. Vê se você gosta.

Eu abri e disse "gosto. Obrigado".

Aí eu vi seus olhos sorrirem. Foi quando ela perguntou o meu nome. Eu disse. Ela disse o dela também. 

A menina ainda prometeu voltar mais vezes, e trazer mais água. E buscar o homem do carro-comida para me entregar algum próximo dia.

Ela não sabe, mas me alimentou muito mais do que os salgados. Ela me deu voz. Me deu desejo. Me deu escolha. Foi embora. E voltou. Deu o que não pedi. Ouviu meu nome. Disse o seu. Sorriu. 

E após ela ir embora, eu fiquei alimentado. Minha alma foi saciada. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em observação, na Smart Fit - 161

Em observação, no salão Maria Bonita - 8

Em observação, no salão Maria Bonita - 17