Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2024

Em observação, no ônibus - 404

Hoje é domingo. São 11h24. Estou no ônibus, sentada.  O celular bipa. Despertador que toca.  Ao meu lado direito, uma janela fechada. Ao meu lado esquerdo, a bolsa do André e duas sacolas brancas em cima da cadeira. Na minha frente, uma cadeira vazia. 

Em observação, no salão Maria Bonita - 23

Hoje é sábado. São 11h28. Estou no salão Maria Bonita, sentada.  Uma mulher senta ao meu lado direito. Ela é branca, gorda e alta. Tem o cabelo grisalho, preso em um coque.  O celular bipa. Whatsapp do André. Agora, ao meu lado direito, uma cadeira preta vazia. Ao meu lado esquerdo, um frigobar vermelho. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. - Vivi, o wi-fi daqui é o 2G ou o 5G? Qual a senha? Brigada, Vivi. O celular bipa. Whatsapp do André. Ayres passa na minha frente carregando uma sacola. Ele veste uma calça jeans e uma blusa azul marinho. Calça um tênis preto. Coloca coisas em cima do fribogar ao meu lado esquerdo. O celular bipa. Whatsapp do André.

Em observação, na Smart Fit - 195

O celular bipa. Notificação da agenda. Hoje é quinta-feira. São 13h30. Estou na Smart Fit, sentada na bicicleta. Ao meu lado direito, uma bicicleta vazia. Ao meu lado esquerdo, uma bicicleta vazia. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma bolsa bege. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma mochila azul marinho.  Um homem passa na minha frente carregando duas garrafas. Uma mulher passa na minha frente carregando uma bolsa cinza e um celular. Ela é branca, magra e alta. Tem o cabelo loiro. Um homem passa na minha frente. Ele é negro, gordo e alto.  Uma mulher passa na minha frente carregando uma bolsa preta e uma garrafa transparente.  Um homem passa na minha frente carregando um celular e uma garrafa transparente de água.  Um homem passa na minha frente carregando uma mochila preta. Ele é branco, magro e...

Em observação, na Praça São Pedro

Hoje é sexta-feira. São 19h07. Estou na Praça São Pedro, em Rio das Ostras, no Beer Festival. Estou sentada à mesa. Ao meu lado direito, uma cadeira preta vazia. Ao meu lado esquerdo, um vão por onde as pessoas passam. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. - Eu sou o poeta e não aprendi a amar. Eu sou o poeta e não aprendi a amar.  Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando um copo de cerveja. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Um menino passa na minha frente. Ele é branco, magro e baixo. Tem o cabelo preto e curto.  André senta ao meu lado direito.

Em observação, no ônibus - 403

Hoje é quarta-feira. São 06h31. Estou no ônibus 220, sentada. Ao meu lado direito, um banco vazio. Ao meu lado esquerdo, uma janela fechada. Na minha frente, um homem sentado. Ele tosse. Ele tem o cabelo castanho e curto e é calvo no alto da cabeça. Ele é branco. Veste uma blusa social rosa. Olha para baixo, no celular. Se ajeita no banco. Olha para baixo.  Uma mulher senta ao meu lado direito carregando uma bolsa preta. Ela é branca, gorda e alta. Tem o cabelo comprido e grisalho. Levanta e sai. Agora, ao meu lado direito, um banco vazio. 

Em observação, na Smart Fit - 194

Um homem passa na minha frente. Hoje é terça-feira. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma bolsa. São 07h35. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Estou na Smart Fit. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma mochila preta. Estou sentada na cadeira de massagem. Ao meu lado direito, uma cadeira de massagem vazia. Ao meu lado esquerdo, uma pequena mureta. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma garrafa. Ela é negra e magra  Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma bolsa cinza.  Uma mulher passa na minha frente carregando uma bolsa vermelha.  ...

Em observação, na Tijuca Choperia

Hoje é domingo. São 12h20. Estou na Tijuca Choperia, sentada à mesa. Ao meu lado direito, uma cadeira vazia. Ao meu lado esquerdo, uma parede. Na minha frente, a bolsa azul do André em cima da cadeira.  - Muito obrigada.

Em observação, no ônibus - 402

Hoje é sábado. São 07h26. Estou no ônibus 415, sentada. Ao meu lado direito, uma janela fechada. Ao meu lado esquerdo, um banco vazio. Na minha frente, um homem sentado. Ele é negro, tem o cabelo curto e preto. Usa uma blusa azul marinho, e usa um fone de ouvido preto sem fio. Olha para baixo. Usa barba. Olha para fora da janela. Olha para baixo. Olha para fora da janela. Sua barba é grisalha. Seu fone de ouvido é da JBL. Tem alguns fios brancos de cabelo próximos a sua nuca. O celular bipa. Notificação da agenda. O homem sentado na minha frente olha para fora da janela. 

Em observação, no ônibus - 401

Hoje é sexta-feira. São 14h58. Estou no ônibus, sentada. Ao meu lado direito, uma janela fechada. O celular bipa. Direct da Marília. Ao meu lado esquerdo, a bolsa azul do André. Na minha frente, uma mulher sentada.  O celular bipa. Direct da Marília. André senta ao meu lado esquerdo. Veste calça jeans e blusa preta. 

Em observação, no ônibus - 400

Hoje é quarta-feira. São 06h33. Estou no ônibus 220, sentada. Ao meu lado direito, uma janela fechada. Ao meu lado esquerdo, um banco vazio. Na minha frente, uma mulher sentada. Ela veste uma blusa amarela com listras pretas. Tem o cabelo cacheado e comprido. Usa óculos de grau. Olha para fora da janela. Ela é branca.  Uma mulher senta ao meu lado esquerdo, carregando uma bolsa preta. Ela é branca e gorda. Tem o cabelo curto. Levanta e sai. Agora, ao meu lado esquerdo, um banco vazio. Na minha frente, um banco vazio. Um homem senta na minha frente. Um homem senta ao meu lado esquerdo carregando uma bolsa de couro marrom.

Quem é que tem diagnóstico...?

[Escrito em 31 de agosto de 2024] Era um sábado, por volta das 11h00.  Eu estava na rua do Ouvidor, atravessando da Rio Branco em direção à Uruguaiana. A calçada ali da rua do Ouvidor, entre a Rio Branco e a Gonçalves Dias é curtinha e eu vi, no sentido contrário a mim, uma família, que parecia ser mãe, pai, uma filha adolescente e um menino de talvez uns quatro, cinco anos. Ele usava o colar de girassóis, que já aprendi que é uma sinalização - para a sociedade - que ele é tem TEA (Transtorno do Espectro Autista). Saí da calçada e fui para a rua, que normalmente não passa carros por ali, para deixar a calçada livre para a família. - Boa tarde! O pequeno me cumprimentou, em alto e bom som.  - Boa tarde! - eu respondi. A mãe deu um sorriso pra ele e pra mim. Ele pegou na minha mão e me colocou de volta à calçada.  - Aqui, ó. Seu lugar é na calçada. Volta, volta. Eu segui meu caminho, emocionada com a doçura e, caminhando, olhei pra trás. Ele olhava pra mim, também olhando p...

Em observação, na Smart Fit - 193

Hoje é domingo. São 09h06. Estou na Smart Fit. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente carregando uma mochila preta. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo curto e grisalho. Estou sentada na cadeira de massagem. Um homem passa na minha frente. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo preto e curto.  Ao meu lado direito, um bebedouro. Ao meu lado esquerdo, uma cadeira de massagem vazia. Na minha frente, um corredor por onde as pessoas passam. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma bolsa preta e uma garrafa colorida. Um homem passa na minha frente carregando uma bolsa preta. Ele é branco, magro e alto. Usa boné preto. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente carregando uma sacola. Ele é negro, magro e alto.  Uma mulher passa na minha frente carregando um celular. Um homem passa na minha frente. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo castanho, cheio e encaracolado. Veste uma blusa vinho. O...

Em observação, no ônibus - 399

Hoje é sábado. São 06h49. Estou no ônibus 220, sentada. Ao meu lado direito, uma janela fechada. Ao meu lado esquerdo, um banco vazio. Na minha frente, um banco vazio.  O celular bipa. Notificação da agenda. 

Em observação, no Estúdio Secreto - 4

Hoje é sexta-feira. São 19h50. Estou no Estúdio Secreto, sentada no sofá. Ao meu lado direito, a bolsa azul do André. Ao meu lado esquerdo, um espelho e um móvel e um vão por onde as pessoas passam. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. O celular bipa. Whatsapp da Suzana. Bipa novamente. Notificação do Pedômetro. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente carregando um celular. Ele é branco e magro. Um homem passa na minha frente carregando uma mochila preta e um casaco verde. Ele é branco. Uma mulher passa na minha frente. Ela é branca, magra e alta. Tem o cabelo curto, preso em um rabo de cavalo  Um homem passa na minha frente carregando uma mochila preta e um casaco verde  Um homem passa na minha frente. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo castanho.  Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Ela é branca e magra  Um homem passa na minha frente. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo curto e cheio, ca...

Em observação, no Uber - 184

- Oi Valéria. Meu código é 8305. Tou, um pouco. Mas eu sou friorenta. Hoje é quinta-feira. - Pode ser pelo Alto. Então pode ser pelo Alto. Sim.  São 14h52. - Exato.  Estou no Uber, sentada. Ao meu lado direito, porta e janela fechadas. Ao meu lado esquerdo, um banco vazio. Na minha frente, um banco vazio.  O celular bipa. Whatsapp da Ana. 

Em observação, no ônibus - 398

Hoje é quarta-feira. São 06h23. Estou no ônibus 220, sentada. Ao meu lado direito, um banco vazio. Ao meu lado esquerdo, uma janela fechada. Na minha frente, uma mulher sentada. Ela tem o cabelo castanho, cacheado, comprido, com mechas loiras. Veste uma blusa branca florida.  O celular bipa. Direct do Instagram. A mulher sentada na minha frente manda áudio para alguém. Olha para dentro do ônibus. Olha para fora da janela. Olha para dentro do ônibus. Olha para fora da janela. Usa óculos de grau. Ela é negra. Olha para dentro do ônibus. Olha para fora da janela. Olha para dentro do ônibus. Olha para fora da janela. Usa aparelho nos dentes. Olha para dentro do ônibus. 

Elaine

[Escrito em 06 de agosto de 2024] Se tem uma profissão que eu admiro nesta vida é a profissão de diarista (ou da empregada doméstica). É a profissional que sai da sua própria casa para cuidar da sua casa. Neste caso, da minha casa. Eu não sei como está a casa dela. Mas sinto o cheirinho de como está a minha. Para além dos clichês da importância dos enfermeiros, médicos, psicólogos (olha ela puxando a sardinha). Mas esse Fotografando hoje vai ser pra falar da minha diarista. O nome dela é Elaine.  Elaine tem uma certa idade. Nunca perguntei a idade dela, talvez pela indelicadeza das coisas. Mas ela já é bisavó. Então, ela tem mais que eu. Talvez mais que você.  Elaine mora na Cidade de Deus e pega dois ônibus para chegar a minha. Eu não tenho problemas com horários e ela sempre chega entre 11h00 e 12h00 na minha casa (mas sai depois das 20h00, sempre, o que me deixa sempre preocupada).  Não tem um dia que Elaine não chegue cantando, gritando, e falando chegue-ei! Aqui em c...

Em observação, na Smart Fit - 192

Um homem passa na minha frente carregando uma mochila verde. Hoje é domingo. São 08h41. Um homem passa na minha frente. Ele é branco, gordo e alto. Estou na Smart Fit, sentada na bicicleta. Ao meu lado direito, uma bicicleta vazia. Ao meu lado esquerdo, uma bicicleta vazia. Na minha frente, um corredor por onde as pessoas passam. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente carregando um celular. Um homem passa na minha frente carregando um celular e uma garrafa. Ele é negro, magro e alto.  Uma mulher passa na minha frente carregando um celular e uma garrafa azul. Usa fones de ouvido sem fio. Ela é negra, magra e baixa.  Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Ele é branco, magro e alto. É careca.  Uma mulher passa na minha frente carregando um casaco azul. Ela é branca, magra e baixa.  Uma mulher passa na minha frente carregan...

Em observação, na Smart Fit - 191

Hoje é sábado.  Um homem passa na minha frente carregando uma garrafa. Ele é branco, magro e alto. São 08h46. Estou na Smart Fit, sentada na bicicleta.  Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma mochila vinho. Ela é branca e magra.  Ao meu lado direito, uma bicicleta vazia.  Uma mulher passa na minha frente.  Uma mulher passa na minha frente carregando uma garrafa.  Uma mulher passa na minha frente.  Um homem passa na minha frente carregando uma mochila.  Uma mulher passa na minha frente.  Um homem passa na minha frente.  Ao meu lado esquerdo, uma bicicleta vazia. Na minha frente, um corredor por onde as pessoas passam.  Um homem passa na minha frente carregando uma garrafa vermelha e um celular. Ele é branco, magro e alto. Um homem passa na minha frente carregando uma garrafa e um celular. Ele é branco, magro e alto. Uma mulher passa na minha frente.  Um homem passa na minha frente.  ...

Em observação, no ônibus - 397

Hoje é sexta-feira. São 11h51. Estou no ônibus 415, sentada. Ao meu lado direito, um banco vazio. Ao meu lado esquerdo, uma janela fechada. Na minha frente, um homem sentado. Ele é branco e magro. Tem o cabelo castanho, curto e liso. Usa fones de ouvido pretos sem fio. Usa uma blusa cinza. Olha para fora da janela. Usa barba e sua barba é grisalha. Seu cabelo é também um pouco grisalho.  O celular bipa. Notificação do RioCard. Um homem senta ao meu lado direito carregando um celular. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo preto e curto. Usa fones de ouvido pretos com fio. Veste uma bermuda preta, blusa verde e tênis preto. Mexe no celular, no Instagram. Levanta e sai. Agora, ao meu lado direito, um banco vazio. O celular bipa. Notificação do Pedômetro. Uma mulher senta ao meu lado direito carregando uma mochila preta. Ela é negra, gorda e tem o cabelo curto e preto. Veste um macacão cinza estampado. Levanta e sai. Agora, ao meu lado direito, um banco vazio.  Um homem senta a...