Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2024

Douglas

[Escrito em 09 de outubro de 2024] - Boa tarde, Luana. - Boa tarde. Você é o Douglas? Tudo bem, Douglas? - Sou eu mesmo, com a graça de nosso senhor Jesus Cristo, amém. - Meu código é 8499. - Não ouvi. Pode repetir, por favor? - 8499 (falando mais pausadamente) - Gratidão, irmã. (Silêncio). - Estamos indo pra Tijuca, né? Pro Condomínio Secreto. - Isso, Rio Comprido. - Está indo descansar? - Não, vou terminar de trabalhar. Ainda estou trabalhando. - Trabalha de casa? - Também. - É administradora? (Pensando se devia falar a verdade. Sempre dá errado, nessas horas). - Sou Psicóloga. - Ah, que benção. Glória a Deus. (Silêncio) (Silêncio a viagem inteira) (Chegando perto) - Você aceita PIX, Douglas? - Aceito sim, senhora (falando rispidamente) - Qual a sua chave PIX, por favor? - Celular (e falou o número sem pausar) - Pode repetir, Douglas, por favor? (E falou novamente, pausado, mas sussurrando) - Não consegui ouvir, Douglas. Pode repetir, por favor, um pouco mais alto? (Repetiu, quase gr...

Em observação, no ônibus - 409

Hoje é quarta-feira. São 15h44. Estou no ônibus 415, sentada.  Ao meu lado direito, uma janela fechada. Ao meu lado esquerdo, um banco vazio. Na minha frente, a escada do ônibus, por onde as pessoas descem e sobem. 

Em observação, na Smart Fit - 204

Hoje é segunda feira. São 11h15. Estou na Smart Fit, sentada na cadeira de massagem. Ao meu lado direito, uma cadeira de massagem vazia.  Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Ao meu lado esquerdo, uma cadeira de massagem vazia. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam.

Em observação, na Casa de Portugal - 9

Hoje é domingo. São 11h31 Estou na Casa de Portugal, sentada na emergência. Ao meu lado direito, uma cadeira vazia. Ao meu lado esquerdo, uma cadeira vazia. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. - É. É porque eles sabem que o Andrezinho.  O celular bipa. Whatsapp do Paulo. - Você. O celular bipa. Despertador que toca. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Ela é branca, gorda e alta. Usa óculos de grau de armação vermelha. Veste um jaleco branco, calça branca e tênis branco. Usa máscara branca e touca branca no cabelo. Passa novamente. Uma mulher passa na minha frente carregando um aparelho de pressão. Ela é branca, magra e alta.  O celular bipa. Whatsapp da mãe Márcia. Uma mulher passa na minha frente carregando um celular. Ela é branca, magra e alta.  O celular bipa. Whatsapp da mãe Márcia. Uma mulher passa na minha frente. - Lá vai eu de novo aqui. O celular bipa. Whatsapp da mãe Márcia. - A doutora! Quê? Vai lá atrás dela, am...

Em observação, no ônibus - 408

Hoje é sábado. O celular bipa. Notificação do RioCard. São 06h59. Estou no ônibus 415, sentada.  Ao meu lado direito, um banco vazio. Ao meu lado esquerdo, uma janela fechada. Na minha frente, uma mulher sentada. O celular bipa. Notificação do Pedômetro. A mulher sentada na minha frente é branca, tem o cabelo loiro e liso. Veste uma blusa sem manga rosa. Olha para fora da janela. Olha para dentro do ônibus. Seu cabelo é comprido e tem mechas loiras. Usa uma mochila azul. Veste calça jeans e um tênis vinho. Levanta e sai. Agora, na minha frente, um banco vazio. 

Em observação, na Smart Fit - 203

Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma mochila marrom. Ela é branca, magra e alta. Tem o cabelo branco, curto e liso, preso em um rabo de cavalo. Veste calça marrom e blusa sem manga preta. Calça um tênis cinza. Hoje é sexta-feira. Um homem passa na minha frente carregando uma mochila preta. Ele é negro, magro e alto. Tem o cabelo preto e curto.  São 14h18. Estou na Smart Fit, sentada na bicicleta.  Ao meu lado direito, uma bicicleta vazia. Ao meu lado esquerdo, uma bicicleta vazia. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. Um homem passa na minha frente carregando uma mochila preta. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente carregando uma mochila preta. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo castanho, curto e é calvo no alto da cabeça.  Uma mulher senta na bicicleta ao meu lado esquerdo carregando uma mochila preta. Ela é branca e magra. 

Em observação, no Uber - 186

- Tá tudo bem. Eu imaginei. Mas tava trânsito? Meu Deus. Claro. Entendi. E o Waze te dá o melhor trânsito também, né? Eu também dirijo, mas não gosto de vir pra longe não. Eu prefiro vir de Uber. É, exato.  Hoje é quinta-feira. São 14h18. Estou no Uber, sentada.  Ao meu lado direito, porta e janela fechadas. Ao meu lado esquerdo, um banco vazio. Na minha frente, um banco vazio. O celular bipa. Notificação da agenda. Bipa novamente. Whatsapp da Hanna. Bipa novamente. Workchat da Roberta.  - Aqui apareceu 18000. Isso. Mais pra frente, né? Isso. 

Em observação, no Psicologia e Coaching - 583

Hoje é quarta-feira. São 17h28. Estou no consultório Psicologia e Coaching, sentada à mesa. Ao meu lado direito, uma porta aberta. Ao meu lado esquerdo, uma cadeira vazia. Na minha frente, uma cadeira vazia. Por aqui, luzes acesas e tudo silencioso. O celular bipa. Notificação da agenda. Volto ao silêncio. O celular toca. Ligação da Vivo. - Alô. Não. Não. Volto ao silêncio.

Em observação, na Smart Fit - 202

Hoje é segunda-feira. André passa na minha frente. - Tou indo já.  São 11h05. Estou na Smart Fit, sentada na bicicleta.  Ao meu lado direito, uma bicicleta vazia. Ao meu lado esquerdo, uma bicicleta vazia. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher senta na bicicleta ao meu lado esquerdo. Ela é branca e gorda. Tem o cabelo loiro, comprido, liso, preso em um rabo de cavalo. Veste short preto, blusa rosa e tênis cinza da Nike.

Em observação, no DiParmo

O celular bipa. Notificação do Pedômetro. Uma mulher passa ao meu lado direito. - Muito obrigada. Uma mulher passa ao meu lado direito. Uma mulher passa ao meu lado direito. Uma mulher passa ao meu lado direito. Hoje é terça-feira. São 14h00. - Oi? Quero. Pode ser um mate com limão, por favor. Muito obrigada. Uma mulher passa ao meu lado direito. Um homem passa ao meu lado direito. Estou no restaurante DiParmo, sentada à mesa. Um homem passa ao meu lado direito. Uma mulher passa ao meu lado direito. Um homem passa ao meu lado direito carregando um papel. Ao meu lado direito, um corredor por onde as pessoas passam.  Uma mulher passa ao meu lado direito. Ao meu lado esquerdo, uma cadeira vazia. Na minha frente, uma cadeira vazia.  - Muito obrigada, viu? Obrigada. Uma mulher passa ao meu lado direito. Ela é branca, magra e baixa. Tem o cabelo preto e liso, preso em um coque. Veste calça preta. Uma mulher passa ao meu lado direito falando ao celular e carregando um papel. Uma mulh...

Em observação, na Casa de Portugal - 8

Hoje é domingo. São 11h04. Estou na Casa de Portugal, sentada na emergência. Ao meu lado direito, minha bolsa em cima da cadeira.. Ao meu lado esquerdo, uma cadeira vazia. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. - É mesmo. É. Uma mulher passa na minha frente. Ela é branca, magra e alta. Tem o cabelo branco, curto e liso. Veste calça jeans. O celular bipa. Whatsapp da Hanna. Bipa novamente. Whatsapp do André. Um homem passa na minha frente falando no celular. O celular bipa. Whatsapp da mãe Márcia. Bipa novamente. Whatsapp da Hanna. O celular bipa. Whatsapp da mãe Márcia. - Deu certo? Não autorizou porque colocou a senha errada. André passa na minha frente e senta ao meu lado direito. Carrega uma bolsa azul da PanoPlano. Veste uma calça jeans, blusa preta, tênis preto e meia branca. Usa aliança de ouro de casamento. 

Em observação, no Psicologia e Coaching - 582

Hoje é sábado. São 10h03. Estou no consultório Psicologia e Coaching, sentada à mesa. Ao meu lado direito, uma porta aberta. Ao meu lado esquerdo, uma cadeira vazia. Na minha frente, uma cadeira vazia.  Por aqui, luzes acesas e tudo silencioso. O celular bipa. Whatsapp do André. Volto ao silêncio.

Em observação, na Smart Fit - 201

Hoje é sexta-feira.  Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma garrafa. Um homem passa na minha frente carregando uma mochila bege e um celular. Ele é negro. Um homem passa na minha frente. São 18h18. Estou na Smart Fit, sentada na cadeira de massagem. Um homem passa na minha frente. Ao meu lado direito, um bebedouro. Uma mulher passa na minha frente carregando um celular. Um homem passa na minha frente carregando um celular de capa azul. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo preto e curto. Veste uma blusa azul claro e uma bermuda azul escura.  Ao meu lado esquerdo, uma cadeira de massagem vazia. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam.

Em observação, no Uber - 185

Hoje é quinta-feira. São 13h17. - Oi Rafael, boa tarde. Tudo bem? Deixa eu ver meu código. 2162. O celular bipa. Notificação do Uber. Bipa novamente. Whatsapp do André.  Estou no Uber, sentada. Ao meu lado direito, porta e janela fechadas. Ao meu lado esquerdo, um banco vazio. Na minha frente, um banco vazio.

Em observação, na Smart Fit - 200

Hoje é quarta-feira.  Uma mulher passa na minha frente carregando uma garrafa. São 12h31. Estou na Smart Fit, sentada na cadeira de massagem. Uma mulher passa na minha frente carregando um celular e uma garrafa. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente.  Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando um celular e uma garrafa verde  Um homem passa na minha frente carregando um celular. Ele é negro, magro e alto. Tem o cabelo preto e cacheado. Veste blusa regata cinza e bermuda colorida.  Ao meu lado direito, um bebedouro. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Ao meu lado esquerdo, uma cadeira de massagem vazia.  Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Um homem passa n...

Em observação, na Smart Fit - 199

Hoje é terça feira. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. São 13h19. Estou na Smart Fit. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente falando ao celular. Estou sentada na bicicleta. Ao meu lado direito, uma bicicleta vazia. Ao meu lado esquerdo, uma bicicleta vazia.  Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. Uma mulher passa na minha frente carregando uma bolsa preta e um celular. Ela é branca, magra e baixa.  Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo preto, curto e liso. Um homem passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Ele é branco, gordo e alto.  Uma mulher passa na minha frente carregando uma bolsa amarela e uma garrafa. Ela é branca, gorda e al...

Lucas

[Escrito em 05 de setembro de 2024] Hoje eu conheci o Lucas. Eu estava no curso, na Rio Branco, perto da Praça Mauá. Saí às 17h e precisava ir pro Infnet, perto do Largo da Carioca.  Fiquei refletindo se eu iria a pé ou de VLT. Decidi o trem sob trilhos. No ponto, esperando pelo trem, vi um casal. E só depois descobri que não se conheciam. Ela escolheu o local do ponto onde não seria o vagão feminino.  Fiquei observando-os. Ela o colocou no trem, quando vi que ele, com a bengala, era cego.  (O correto é cego ou deficiente visual?) Chamarei de cego, tudo bem? Fiquei no vagão, próxima a ele. Olhando de rabo de olho. Ele tornou-se invisível ao vai-e-vem de passageiros.  Logo o que não vê era invisível... Estava chegando meu momento de descer. Até que eu ouço em alto e bom som. - Alguém vai descer no Largo da Carioca??? Me aproximei dele e sem encostar, falei: eu vou. Vambora. Você que encostar em mim? Lucas encostou de bem leve no meu ombro. Ele estava levemente de cost...

Em observação, na Casa de Portugal - 7

Hoje é domingo. São 09h36. Uma mulher passa na minha frente. Estou na Casa de Portugal, sentada na emergência. Ao meu lado direito, uma cadeira vazia. Ao meu lado esquerdo, uma cadeira vazia. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. O celular bipa. Whatsapp da Hanna. Bipa novamente. Notificação da Amil. Bipa novamente. Whatsapp da Ana. Uma mulher passa na minha frente carregando uma bandeja. Ela é branca, gorda e alta. O celular bipa. Whatsapp da Ana. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente carregando uma sacola. Uma mulher passa na minha frente carregando uma prancheta. Ela é branca, gorda e baixa. Usa óculos de grau. O celular bipa. Notificação da Amil. Bipa novamente. Whatsapp da Hanna. Bipa novamente. Notificação da agenda. Bipa novamente. Notificação da Amil. Bipa novamente. Whatsapp da Teresa. Bipa novamente. Whatsapp da Hanna. Bipa novamente. Whatsapp da Teresa. - E aí, amor? Não? Graças a Deus. André senta ao meu lado direito.

Em observação, no Super Sucos

Hoje é sábado. São 07h41.  Estou no Super Sucos, sentada à mesa. Ao meu lado direito, uma cadeira com minha bolsa em cima. Ao meu lado esquerdo, um hidrante vermelho e um vão por onde as pessoas passam. Na minha frente, uma cadeira vazia. Um homem passa ao meu lado esquerdo carregando uma mochila preta e um prato. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo preto e curto. Veste calça bege e blusa social branca. - Desculpa.

Em observação, na Smart Fit - 198

Hoje é sexta-feira. São 13h32. Estou na Smart Fit, sentada na bicicleta. Uma mulher passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente. Um homem passa na minha frente. Ao meu lado direito, uma bicicleta vazia. Ao meu lado esquerdo, uma bicicleta vazia. Na minha frente, um corretor por onde as pessoas passam. Um homem passa na minha frente. Uma mulher passa na minha frente.

Em observação, no táxi - 69

Hoje é quinta-feira. São 13h57. Estou no táxi, sentada. Ao meu lado direito, porta e janela fechadas. Ao meu lado esquerdo, três sacolas em cima do banco. Na minha frente, um banco vazio.  - Quando o senhor virar, é o prédio aqui ao seu lado direito, logo na esquina, de grades vermelhas. Fiz dez pro senhor, tá? Muito obrigada. Bom trabalho.

Em observação, no ônibus - 407

Hoje é quarta-feira. São 06h25. Estou no ônibus 220, sentada. Ao meu lado direito, um banco vazio. Ao meu lado esquerdo, uma janela fechada. Na minha frente, um homem sentado. Ele é branco e gordo. Carrega uma mochila marrom no colo. Veste uma blusa azul e um boné verde. Olha para fora da janela. Tem o cabelo castanho e curto. Olha para dentro do ônibus. Olha para fora da janela. Ele veste uma calça cáqui. Levanta e sai. Agora, na minha frente, um banco vazio.  Um homem senta na minha frente. Carrega uma mala preta. Ele é negro, gordo e alto. Tem o cabelo preto e curto. Veste uma blusa cinza. Olha para baixo. Olha para fora da janela. Olha para baixo. 

Em observação, na Smart Fit - 197

Hoje é domingo. São 09h18. Estou na Smart Fit. Uma mulher passa na minha frente carregando um celular. Um homem passa na minha frente. Estou sentada na cadeira de massagem.  Ao meu lado direito, um totem preto com álcool gel em cima  Uma mulher passa na minha frente carregando uma bolsa verde e uma garrafa. Ao meu lado esquerdo, uma cadeira de massagem vazia. Na minha frente, um vão por onde as pessoas passam. Um homem passa na minha frente. Ele é negro, magro e alto. Tem o cabelo curto e grisalho. Veste bermuda cinza e blusa pólo branca. Calça um tênis cinza que parece uma sapatilha. Usa relógio no pulso esquerdo. Um homem passa na minha frente. Ele é branco, magro e alto. Tem o cabelo preto e curto. Veste uma blusa do Brasil.  O celular bipa. Whatsapp da Gabriela.

Em observação, no ônibus - 406

Hoje é sábado. São 07h20. Estou no ônibus 415, sentada.  Ao meu lado direito, uma janela fechada. Ao meu lado esquerdo, um banco vazio. Na minha frente, uma mulher sentada. O celular bipa. Notificação do RioCard. A mulher sentada na minha frente tem o cabelo preto, preso em um rabo de cavalo. Olha para baixo. Usa uma blusa azul. Usa fones de ouvido pretos com fio. Ela é negra. Levanta e sai. Agora, na minha frente, um banco vazio. Um homem senta na minha frente. Ele é negro e alto. Tem o cabelo preto e curto. Veste um casaco preto.  Um homem senta ao meu lado esquerdo carregando uma mochila cinza.