sexta-feira, 18 de abril de 2014

Em observação, no Espaço da Mulher - 4

Hoje é segunda-feira. São 19h04.

Estou no Espaço da Mulher, no curso de Liderança, com a Alba.

Ao meu lado direito, está a Fernanda. Ela é alta, magra, cabelo liso, comprido, castanho, preso num rabo de cavalo. Veste calça cinza, blusa preta e bota preta. Está sentada, de costas para mim, assistindo o curso. Está com a cabeça apoiada na mão, olhando para a Alba, que está dando aula. Passa a mão no rosto. Cruza os dedos das mãos e tem as mãos apoiadas no rosto. Ajeita-se na cadeira. Passa a mão no rosto. Apoia a cabeça nas mãos. Um dos braços está apoiado na mesa. E a outra, com a cabeça apoiada. Coça o rosto. Apoia a cabeça na mão. Cruza os dedos das mãos. Ajeita o cabelo. Tem a cabeça apoiada na mão. Olha para o outro lado, ajeita-se na cadeira.

(...)

Fernanda está sentada, de pernas cruzadas, com as mãos no meio das pernas. Olha para a Alba, dando aula. Pega o copo sobre a mesa, bebe água. Coloca o copo vazio sobre a mesa. Tem as mãos cruzadas, no meio das pernas cruzadas. Ajeita a blusa. Coloca a mão, de novo, no meio das pernas cruzadas. Faz que sim com a cabeça. Ajeita o sapato, coloca a mão na perna. Cruza os dedos, com as mãos sobre o colo. Coça a testa, ajeita o cabelo, ajeita-se na cadeira. Cruza as mãos, no meio das pernas cruzadas. Passa a mão na perna. Coloca as duas mãos, juntas, no meio das pernas cruzadas. Coça um dos braços. Coça a mão esquerda. Ajeita-se na cadeira. Pega a bolsa. Troca de cadeira. Senta mais longe de mim, de onde não consigo vê-la.

Elena passa na minha frente. Ela é alta, branca, magra. Cabelo curto, grisalho. Usa óculos. Usa calça jeans, blusa branca, sapato azul. Passa na minha frente novamente. Pega um copo na mesa.

- Quero.

- Gelada, né?

- Gelada. Obrigada.

Ela me entrega o copo cheio d’água.

- Muito obrigada.

Elena passa na minha frente novamente.

(...)

Agora, ao meu lado direito, está a Malu. Ela é alta, magra, cabelo castanho claro, liso, preso num meio-rabo. Ela veste calça jeans, blusa branca e sapato social preto. Está debruçada, sobre a mesa, com os braços na mesa. Olha para o lado direito. Olha para a Alba.

- É, no final foi o grupo todo.

Maria Lúcia cruza as pernas, ajeita-se na cadeira, tem a mão direita sobre as pernas e a outra, na mesa. Descruzou as pernas, sacoleja uma perna. Faz que não com a cabeça. Ela faz que sim com a cabeça. Ri. Ajeita-se na cadeira. Levanta e passa na minha frente. Passa na minha frente, novamente, comendo um sanduíche. Senta ao meu lado direito. Na mão esquerda, um guardanapo. Na mão direita, um sanduíche. Come o sanduíche todo. Amassa o guardanapo. Escreve algumas coisas no papel. Fecha o seu caderno, ajeita-se na cadeira e sai da mesa. Não tem ninguém ao meu lado direito, agora.

Elena passa na minha frente, olha e sorri para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário